Manter a produtividade em home office não é fácil. Manter o foco, a disciplina e a dedicação são fatores fundamentais para o profissional que trabalha remotamente para uma empresa.

 

Seja no trabalho presencial ou remoto, um dos principais objetivos das empresas é manter e aumentar a produtividade e gerar mais força para gerar receitas.

 

Para conquistar mercados é fundamental que empresas e marcas posicionem bem os seus produtos, porém ter uma organização forte por detrás da marca e do produto é fundamental, principalmente, para otimizar recursos e força de trabalho.

 

O capital intelectual e humano são preponderantes nesse processo produtivo e podem ser postos em pontos de excelência quando bem orientados e quando recebem ferramentas certas para cada tipo de tarefa e projeto.

 

 

produtividade em home office

 

Recentemente, com a transformação digital e com a digitalização de mercados em diferentes níveis, o mundo empresarial e produtivo se tornou mais acelerado e exigente.

 

Além disso, temos um mundo repleto de excesso de informações, de similaridades de produtos e serviços e uma profunda diversificação de perfis de clientes.

 

Esse cenário exige mais foco e pesquisa por parte dos profissionais que atuam na produtividade da empresa e na geração de valor no mercado.

 

 

Trabalhando pelo resultado

 

Mesmo para o profissional que trabalha remotamente, a busca por resultados é fundamental.

 

No mercado digital, existem ferramentas gratuitas e pagas que ajudam a manter o ritmo de produtividade e a melhorar o processo de otimização do trabalho dos profissionais que atuam remotamente a favor da empresa.

 

 

O que é produtividade?

 

Uma empresa ou pessoa produtiva refere-se a uma determinada quantidade de produtos e serviços produzidos com determinado nível de recurso técnico e aplicável utilizado.

 

Dessa forma, um profissional ou empresa é reconhecida como mais produtiva quando ele produz mais investindo e gastando menos recursos.

 

 

Foco na qualidade

 

Mesmo numa home office, é importante que a empresa e o colaborador foque na qualidade. Esse fator influencia muito na construção da força produtiva de uma empresa e marca.

 

Muitos investidores e empreendedores se esquecem da qualidade como fator essencial para a elaboração de seus projetos, aplicação de recursos e geração de ofertas junto ao cliente final.

 

Sendo assim, é essencial que a empresa estabeleça boa qualidade em seu processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Com esse pensamento, a empresa não vende somente produto, mas soluções com qualidade.

 

 

A tecnologia

 

A seleção de métodos e de ferramentas certas ajudam na produtividade em home office. Inicialmente, os meios tecnológicos oferecem mais condições para aprimorar a produção e a otimização de recursos.

 

Em determinadas plataformas, ela pode ajudar a organizar e distribuir informações e tarefas de modo a manter a equipe presencial e remota mais informada.

 

 

Automatizando tarefas

 

Nos dias atuais, seja com o uso de ferramentas digitais e até mesmo de sistemas engendrados com inteligência artificial, é possível automatizar tarefas como forma de gerar ganho de tempo para as equipes e seus profissionais.

 

Dessa forma a empresa gera benefícios como compartilhar informações, reduzir distâncias, superar etapas de modo mais rápido, gerar dados seguros otimizar tempo e evitar a repetição de tarefas.

 

Ajuda também a melhorar a comunicação entre as equipes e, principalmente, com os colaboradores que atuam remotamente.

 

 

Solução Makrosys

 

No contexto do trabalho remoto, nós da Makrosys oferecemos sistemas e plataformas que ajudam as empresas a projetar e aplicar seus processos produtivos presencialmente e remotamente.

 

Uma das ferramentas preferidas pelos nossos clientes é o “Makrolock” desenvolvida especialmente para programas e sites indesejados como forma de manter o acesso aos sistemas de tarefas mais seguro e evitar a abertura de sites que possam prejudicar as máquinas dos colaboradores.

 

Sendo assim, ela auxilia muito no gerenciamento de sistemas e de redes de diferentes tipos de empresa no mercado.

Apresenta, por exemplo, sistema de liberação por dispositivos, controle de internet por whitelist ou blacklist, além do monitoramento multi-telas em tempo real.

 

O Makrolock também oferece o uso de um sistema centralizado que orienta a liberar ou bloquear uma máquina que pertence a uma determinada rede de acesso.

 

 

Como o Makrolock pode aumentar a produtividade dos meus colaboradores?

 

Para a maioria, o trabalho em Home Office ainda é uma novidade,  que necessita de alguns ajustes tanto no ambiente de trabalho como na gestão de tempo ao longo do dia.  Sem a presença física  de um gerente ou supervisor, seus colaboradores tendem a se distrair  facilmente diminuindo assim a produtividade em home office.

 

O Makrolock permite controlar o acesso do computador para alguns sites específicos durante o horário de trabalho, como as redes sociais,  sites de vídeos, sites de jogos, lojas de aplicativos,  e alguns programas  que contribuem para a redução significativa na produção ao longo do expediente. A ferramenta vai evitar distrações, consequentemente otimizando o tempo e a realização das tarefas.

 

Trabalhar em casa gera um certo conforto e uma liberdade bem maior do que no ambiente da empresa, e uma prática comum é o uso de celulares, fones de ouvido, pen drives conectados nas portas USB do computador.  Com o  makrolock  você assumirá o controle  de qualquer dispositivo indesejado que possa ser conectado, além de garantir a segurança de seus dados, vai evitar que o colaborador perca foco durante o trabalho.

 

Uma pesquisa realizada no final de 2017 pela Organização Mundial do Trabalho, mostrou que pequenas distrações como atender um celular, responder uma mensagem pelo Skype, visualizar um perfil em uma rede social, diminui em cerca de 30% a produtividade.

 

 

Conclusão

 

É importante adotar as tecnologias e os métodos certos para manter a produtividade em home office e orientar colaboradores de diferentes níveis de responsabilidades para manter a empresa e a marca sempre produtiva.

 

Como empreendedor você deve ter em mente que colaboradores vão e vêm, mas o seu negócio sempre permanecerá. Diante disso, é de extrema importância monitorar e controlar as atividades que possam  afetar o fluxo de trabalho de sua equipe.

 

Se você deseja aumentar a produtividade em Home Office de seus colaboradores e proteger de qualquer ameaça os dados importantes de sua empresa, conheça agora mesmo as outras vantagens que só o Makrolock  pode oferecer para o seu negócio!