Atualmente, é muito importante criar o hábito de se trabalhar com XML de NFe (Notas Fiscais Eletrônicas) em download seguro e direcionado para ajudar a organização fiscal de uma empresa.

A efetivação da segurança fiscal da empresa gera a necessidade de baixar o arquivo XML da nota. As empresas de diferentes portes e segmentos precisam baixar e armazenar os dados fiscais de modo seguro, principalmente, utilizando suportes online e o site da Sefaz (Portal Nacional da Secretaria da Fazenda).

 

Para realizar o procedimento é necessário possuir vínculo e autorização através do certificado digital para realizar o download.

 

 

O arquivo XML de NFe e o download seguro

 

Lembramos que as etapas para baixar os documentos da nota  é válido para NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

 

O download deve ser feito através do  Portal Nacional da Secretaria da Fazenda (Sefaz) por pessoa jurídica e física.

 

 

Passo a passo

 

 

A seguir apresentamos o passo a passo para baixar os documentos, porém é necessário possuir o certificado digital, seguindo as seguintes etapas:

 

1 – Instale o Certificado Digital no navegador utilizado para internet.

 

2 – Acesse o Portal Nacional da Sefaz através dos endereços:

NFe:  http://www.nfe.fazenda.gov.br/

CTe:   http://www.cte.fazenda.gov.br/

 

3 – Acesse o primeiro endereço acima e selecione a opção: “Consultar NFe Completa”.

4 – Informe a chave de acesso da NFe além do código captcha.

 

5 – Clique em “Continuar”.

 

 

É necessário baixar com Certificados A1 e A3?

 

O empreendedor também pode baixar com o Certificado Digital A1, ressaltamos que esse é um arquivo digital gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário com validade de um ano.

 

O formato A3 é diferente, ele fica disponível em token ou cartão com acesso para qualquer computador.

 

Atualmente, alguns serviços exigem modelo de Certificado Digital do tipo A3: SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital); DOI (Declaração Sobre Operações Imobiliárias); eCNHsp e eCRVsp, ambos somente para o Estado de São Paulo; e o Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior.

 

 

É possível baixar sem o Certificado Digital?

 

 

Atualmente, o usuário pode baixar XML e NFe através de download sem utilizar o certificado, porém existem riscos de perda de dados. Nessa opção, o empreendedor poderá ter perdido a chave de acesso e não conseguir consultar o XML.

 

Quando o arquivo é baixado manualmente, o gestor e o empreendedor podem perder informações valiosas e detalhadas sobre a situação da nota. Muitas vezes ela já foi cancelada e utilizada.

 

Caso isso aconteça, os especialistas indicam buscar uma nota validada no site da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

 

Caso a empresa precise realizar a emissão de forma segura e eficaz é importante utilizar o Certificado Digital previamente.

 

O Certificado simboliza a assinatura digital da empresa e garante a segurança e integridade dos dados durante a emissão da nota fiscal eletrônica.

 

 

Riscos

 

Alertamos que usar um software que baixa e abre um arquivo XML de Nfe o certificado digital pode gerar insegurança de acesso e perda de informações.

 

É fundamental conhecer os programas e ter atenção que determinados programas podem criar um XML falso que apresentam apenas informações básicas de uma nota fiscal sem identificação de origem.

 

O gestor de uma empresa deve evitar usar  qualquer programa para baixar os dados sem o certificado digital, essa ação pode expor a corporação em questões de segurança.

 

 

Serviços e soluções da Makrosys

 

Muitas empresas oferecem soluções para essas funções de emissão e arquivamento de notas. A empresa Makrosys apresenta um conjunto de soluções integradas que facilita essas atividades de maneira direcionada e segura.

 

Atualmente, a empresa se dedica a desenvolver serviços para empresas e escritórios contábeis.

 

Através das soluções da Makrosys, os clientes podem armazenar e gerenciar os arquivos XML de NF-e e organizar o download de uma forma prática e segura.

 

A empresa presta serviços que focam na gestão organizada e com baixo investimento para seus clientes.

 

 

Muito mais com a Makrosys

 

Utilizando o suporte da empresa, o cliente não terá mais dúvida sobre as informações da sua corporação. O cliente utiliza os serviços de maneira segura e integrada sem limite de CNPJ para baixar os documentos diretamente do SEFAZ e organizar automaticamente em pastas pré-definidas sem riscos de perdas de informações.

 

 

É caro?

 

 

O investimento vale a pena e os valores são acessíveis para investidores e empreendedores de diferentes portes e segmentos.

 

O sistema ajuda a reduzir custos com a perda de informações, pois além de emitir as notas, baixar cada uma delas e arquivá-la em local seguro. Caso a Receita Federal e qualquer fornecedor, por exemplo, solicite determinada nota fiscal ou arquivo relacionado o gestor conseguirá encontrar rapidamente de modo seguro.

 

Portanto, o acesso aos serviços geram benefícios e organização gerencial e contábil. Essa organização é fundamental para auditorias e fiscalização.

 

 

E os arquivos?

 

Com a Makrosys, o empreendedor tem acesso ao sistema MakroXML que otimiza várias funções para  empresas e escritórios contábeis. Esse sistema oferece um ambiente seguro para baixar, armazenar e gerenciar as notas fiscais eletrônicas com segurança, e baixo custo.

 

 

Conclusão

 

 

Lembramos que a empresa deve padronizar todas as atividades para diminuir e evitar o acúmulo de documentos. O setor contábil da empresa terá maiores condições para acessar informações, organizar os tributos da empresa e evitar evitará erros de processos nas transações comerciais e administrativas relacionadas às vendas de produtos e serviços.

 

Portanto, organização financeiro e contábil é importante em todos os tipos de negócios. Ao baixar as notas fiscais o empreendedor possui acesso às informações e organização de seus dados.

 

É importante guardar as notas fiscais e demais documentos relacionados por cinco anos contando da data de sua emissão em pastas.

 

Utilizando um ambiente seguro e integrado a empresa poderá verificar a autenticidade do documento com o uso do código de segurança.

 

Avalie as condições de formatação do processo contábil e tributário de sua empresa e busque melhores soluções para a gestão da empresa de maneira otimizada e com geração de soluções a curto, médio e longo prazo. Saber emitir, arquivar e armazenar as notas fiscais é muito importante.