monitoramento de funcionário home office sempre foi necessário, e com o crescimento desse tipo de trabalho no mercado a demanda por plataformas desse gênero será cada vez maior.

 

Antes da pandemia do coronavírus, a previsão era de aumento do uso do trabalho remoto por pelo menos em 90% das principais organizações do mundo até 2020.

 

Mas, a ocorrência da pandemia começou a acelerar o uso de sistemas e plataformas para a aplicação do trabalho remoto e para monitorar as atividades dos funcionários.

 

Nem todas as empresas estão preparadas de modo profissional para desenvolver esse processo e melhorar as condições de execução de tarefas, porém escolhendo as ferramentas certas e aplicando o projeto certo, o caminho tende a ficar mais fácil para empresas de diferentes portes.

 

 

Monitoramento de funcionário home office

 

Atualmente, além de organizar equipes para executar tarefas remotamente, é importante acompanhar e monitorar as atividades de cada profissional e setor como forma de não ocorrer perda de produtividade.

 

A seguir apresentamos dicas e procedimentos para monitorar profissionais e funcionários que atua em atividades remotas para empresas e projetos.

 

 

Dica gratuita: Trello

 

O Trello é um software online e gratuito que compartilha e direciona tarefas através de cartões e linhas de tarefas.

É indicado como uma boa solução para monitorar atividades e distribuição de tarefas entre profissionais que atuam remotamente.

 

Ele ajuda a otimizar a gestão de projetos, a otimizar o ritmo de trabalho e, sobretudo, a criar histórico de atividades.

 

Mas, para profissionais mais exigentes, o Trello apresenta limitações e pode ficar lento na hora de fazer upload de projetos mais pesados, além de encher a caixa de entrada da conta de e-mail do usuário, pois cada atividade no Trello pode gerar uma notificação automática que é enviada via e-mail.

 

 

Solução Makrosys

 

Para os profissionais mais exigentes e que buscam mais segurança para as suas informações, nós da Makrosys desenvolvemos soluções para computadores presenciais e remotos.

 

Muitas vezes, o profissional que trabalha remotamente pode sofrer com dificuldades de acesso ao painel da intranet da empresa, ter que superar internet lenta e baixo desempenho de sistemas antigos de compartilhamento de arquivos.

 

Nesses casos, a empresa precisa instalar programas ou sistemas que ajudem o profissional a trabalhar e, ao mesmo tempo, proporcionar a melhor experiência para o monitoramento de funcionário home office.

 

Através do poderoso software “Makrolock” a empresa pode oferecer melhores recursos para monitorar um computador pessoal em rede ou remotamente, além de oferecer um importante suporte para empresas e profissionais liberais contarem com a ajuda específica em casos de problemas.

 

 

O que o Makrolock oferece?

 

Através do Makrolock, a empresa possui e oferece recursos muito mais avançados do que o simples Trello e seus similares.

 

Além da plataforma e do suporte, cada tipo de necessidade é pensada. Um dos principais recursos é ter controle sobre a internet, impedindo que funcionários mesmo remotamente percam a concentração se distraindo com conteúdos indesejados ou que não somam para o projeto da empresa.

 

Existe um sistema que também controla as atividades em programas de mensagens como o Skype, permitindo gravar áudios, vídeos, textos e outros tipos de conteúdos.

 

Também permite realizar o monitoramento de telas de computadores e dispositivos para evitar perda de informações ou segredos entre os colaboradores

 

 

Outras necessidades

 

Seja utilizando software gratuito (que possui limitações) ou um sistema pago que oferece suporte e diversos recursos, é importante que a empresa monitore também os arquivos mais essenciais dos projetos.

 

Sendo assim, a empresa e seus investidores conseguirão gerar e atualizar o inventário de arquivos da empresa, além dos hardwares e softwares.

Esse inventário abrange diferentes tipos de arquivos, HD, memória, placas de rede, sistema operacional, assinatura de aplicativos, vídeos, e entre outros.

 

 

Gerindo compromissos

 

Ao realizar o monitoramento de funcionário em home office, é possível gerir compromissos e orientar o colaborador a cumprir prazos.

 

Tanto a empresa quanto a sua equipe podem se deparar com uma imensa quantidade de projetos, reclamações e produtos em desenvolvimento que podem gerar uma vastidão de informações, reuniões e compromissos em aberto.

 

É importante que a sua empresa contrate um sistema de controle que tenha também uma agenda de compromissos e um sistema de cronograma profissional.

Isso é muito importante, principalmente, em casos que exigem muita agilidade e resposta rápida junto aos clientes.

 

 

Assinatura eletrônica

 

Imagine que a sua empresa possui um funcionário ou colaborador remoto que nunca pisou na sede da empresa e, ao mesmo tempo, é responsável pelo fechamento de contratos.

 

Nestes casos, é importante adotar a assinatura eletrônica para emissão de contratos e documentos, procedimento muito útil, por exemplo, para fechamento de vendas e acordos. A assinatura digital auxilia também a criptografar dados, validar acesso aos arquivos e até mesmo permitir a geolocalização do produto ou serviço.

 

 

A importância do monitoramento

 

Como falamos anteriormente, é importante monitorar o colaborador que trabalha remotamente, não somente para manter o controle de seu trabalho e seu foco, mas, sobretudo, mantê-lo informado e sempre orientado a respeito de decisões da empresas e necessidades do mercado.

 

 

Mais sobre Makrolock

 

Neste artigo, indicamos os principais atributos do Makrolock, por ser um programa da Makrosys que já possui muita experiência e serviços no mercado para oferecer segurança para as empresas.

 

Permite o monitoramento do PC, gerenciar as principais tarefas de trabalho e orientar as informações necessárias para cada tipo de tarefa. Com o uso do Makrolock a empresa não perde documentos e nem informações importantes em seus processos de tomada de decisão.

 

 

Conclusão

 

Você viu soluções gratuitas e pagas para melhorar o trabalho remoto de profissionais e colaboradores no sistema de atuação em home office.

 

É importante que a empresa adote políticas e orientações para que os seus colaboradores saiba manter o foco sobre as atividades e possam ajudar a corporação a desenvolver os melhores processos possíveis para manter a busca de bons resultados para o trabalho, para o projeto e para a empresa como um todo.

 

Conheça mais características do Makrolock e proteja de vez os dados de sua empresa!