RESOLVIDO: Como Faço para Baixar XML do SEFAZ?


RESOLVIDO: Como Faço para Baixar XML do SEFAZ?

28, Ago de 2019

Nas atividades comerciais e gerenciais de uma empresa, a emissão de nota fiscal eletrônica é fundamental para manter uma relação saudável entre comerciantes e compradores. E essa relação exige a capacidade de saber baixar XML do Sefaz.

Não entendeu? Esse arquivo acompanha as notas fiscais emitidas e contém as informações detalhadas do documento.

 

Saber baixar, analisar e armazenar as notas e os seus arquivos é importante para manter todas as informações contábeis e administrativas em dia.

 

Para baixar XML do Sefaz

 

Saber baixar e armazenar esses arquivos garante uma relação sadia entre a empresa com o mercado e as autoridades. Evita assim aplicação de multas e processos contra a empresa que não declara regularmente os impostos e não emite a nota fiscal.

 

Sabemos que a emissão de nota fiscal garante o direito do consumidor, protege a empresa e protege o Estado evitando a evasão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

 

A empresa corre muitos riscos quando decide não emitir as notas. Ao baixarem as notas, a empresa deve realizar o download do arquivo XML gerado no Sefaz para resguardar todas as informações de cada nota.

 

Como baixar?

 

Os arquivos referentes às notas fiscais exige a função de baixar o arquivo XML de uma NFe, CTe ou NFSe. Esses arquivos podem ser acessados com a chave de acesso ou sem o uso dela. Mas quando o usuário utiliza a chave de acesso o processo torna-se mais seguro.

 

Além do acesso ao Sefaz que é gratuito e cedido pela prefeitura da cidade, a empresa pode utilizar sistemas integrados pagos para obter mais otimização e velocidade de acesso.

 

Existem plataformas que exige somente o código do usuário ou o uso do certificado digital da empresa, seja ele A1 ou A3. Lembramos que esses certificados disponibiliza as notas com garantia de segurança e validade jurídica.

 

Dessa forma, com um único clique o usuário pode acessar as notas na plataforma, inclusive com o status atualizado para identificar as notas que foram canceladas e corrigidas.

 

Baixando DANFEs e XMLS

 

Lembramos que não adiante a empresa somente guardar o DANFE, ele é um documento importante, mas somente existente para acompanhar o produto durante o frete.

 

Utilizando suportes internos e pagos, a empresa pode automatizar o acesso e o download de Notas Fiscais em XML e DANFE com buscas rápidas.

 

Importância da Nota Fiscal

 

Ao baixar o XML do Sefaz ou otimizar essa função de acesso e armazenamento dos dados da nota com uso de um sistema integrado particular, a empresa se torna mais organização em sua gestão e responsabilidade contábil.

 

Sabemos que a emissão da nota fiscal refere-se à fase da venda e conta com informações importantes para o vendedor e comprador.

 

A nota informa, por exemplo, onde e quando o consumidor adquiriu o produto permitindo comprovar a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor do produto.

 

Contabilidade otimizada

 

Imagine o contador e o administrador ficar cercado por vários papéis? Isso não ajuda na gestão da empresa.

 

Através do sistema gratuito do Sefaz é possível realizar a emissão e download das notas, porém o Sefaz somente permite o download individual de cada nota diretamente no PC. Um sistema integrado ajuda a enviar em lote todos os XMLs para a contabilidade por e-mail ou através do painel de acesso às notas.

 

Esses sistemas incluem a emissão de NFSes, referente às notas fiscais de serviços. Permitindo baixar CTes em XML e DACTe direto da Sefaz de forma integrada.

 

O armazenamento

 

É importante baixar XML do Sefaz e armazenar as informações. Lembrando que as autoridades podem exigir que o contribuinte e o destinatário da Nota Fiscal tenha controle total sobre o seu armazenamento.

 

Geralmente, as prefeituras através do Sefaz oferecem acesso ao sistema de emissão e download de notas, mas não oferece soluções para armazenamento ou download em grande quantidade.

 

O armazenamento é obrigatório?

 

O armazenamento é obrigatório para notas emitidas pelo prazo de cinco anos. Lembramos que o ato de não armazenar notas fiscais pode gerar perda de dados, multas e processos.

 

Como armazenar?

 

Depois de baixar as notas, o contribuinte pode armazenar no computador, com o risco de perda por vírus ou corrupção; ou numa plataforma que assegure as Notas na nuvem.

 

A segunda opção é a melhor.

 

Relatórios

 

Quando o contribuinte e usuário opta por um sistema integrado particular interligado ao Sefaz, ele consegue consultar e baixar o XML e as notas, podendo elaborar relatórios que ajudarão na gestão dos arquivos.

 

Os relatórios podem ser realizados em planilhas do Excel, que são exportadas automaticamente dentro de programas.

 

A emissão de nota fiscal

 

Portanto, a emissão de nota fiscal gera muitas responsabilidades que não se encerram no ato da venda e da entrega do produto.

 

A nota é um direito do consumidor, serve como prova de que a empresa paga seus tributos de forma correta e os relativos percentuais são devidamente recolhidos pelo governo local e federal.

 

Caso o cliente perca a sua nota, ele tem o direito de solicitar a segunda via junto ao vendedor e fornecedor.

 

Benefícios da nota fiscal eletrônica

 

O mundo atual não depende somente do papel. As notas em papel foram abolidas, sendo substituídas nos últimos anos pelas notas fiscais eletrônicas.

 

A NFe é emitida e armazenada eletronicamente em suporte digital com assinatura digital do emissor e do receptor.

 

Conclusão

 

É fundamental que a empresa emite e armazene as notas fiscais, lembramos que a não emissão de notas, a falsificação e omissão de valores é crime e ilegal.

 

Atualmente, a penalidade para a sonegação pode variar de reclusão de dois a cinco anos, incluindo multas. A nota e suas informações devem ser guardadas por pelo menos cinco anos.

 

A NFe (Nota Fiscal Eletrônica) refere-se a documento que comprova a realização de transações de diversas naturezas abrangendo vendas e compras de produtos e serviços.

 

A Nota Fiscal Eletrônica apresenta um formato eletrônico, sendo um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente. O seu principal objetivo é documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias e serviços.

Comente este post: RESOLVIDO: Como Faço para Baixar XML do SEFAZ?

Conheça Nossos Softwares

MakroLock
Software MakroLock

Gerencie Internet, Aplicativos, Rede, USB, Monitoramento de Telas

Teste Grátis
MakroXML
Software MakroXML

Consulta, Download e Armazenamento de XMLs e DANFEs

Teste Grátis
MakroSUS
Software MakroSUS

Gestão de Agentes Comunitários de Saúde de Prefeituras

Cote Agora
MakroDesk
Software MakroDesk

Gerenciamento de Chamados HelpDesk e ServiceDesk

Teste Grátis