Sua empresa atende as diretrizes para a nova LGPD? O Que Você está fazendo para proteger os dados de seus Clientes e as informações importantes de seu negócio? Você sabia que com apenas alguns cliques, uma pessoa mal intencionada pode roubar todos os dados e simplesmente acabar com sua empresa?

 

A partir de agora, mostraremos o que é a nova LGPD e como proteger a sua empresa de possíveis invasores, confira!

 

 

Nova LGPD: Como Proteger os dados de sua Empresa

 

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2020 e tem como principal objetivo garantir que as informações dos usuários e consumidores estejam salvas e protegidas das ações de terceiros.

 

A lei determina que todas as Empresas informem com detalhes como recolhem e como utilizam estas informações fornecidas, ainda são responsáveis por guardar adequadamente estes dados, se comprometendo a não os repassar sem a devida autorização.

 

As multas estipuladas pela nova LGPD são altíssimas, além de processos judiciais que podem resultar no cancelamento das atividades da empresa no país.

 

Abaixo separamos uma lista de atividades que Você já pode implementar em sua empresa para adaptar-se as novas diretrizes da lei e evitar assim, futuros prejuízos, confira os detalhes:

 

1º Faça revisão das Políticas de Segurança de sua Empresa

A análise para revisão das Políticas de Segurança, permite descobrir e corrigir possíveis falhas. Você também pode criar um Programa de Governança Corporativa, com diretrizes e práticas que são direcionadas para processos, pessoas e tecnologia.

 

Deste modo, os dados serão coletados, utilizados, monitorados e protegidos pela empresa ou alguma empresa terceirizada que presta serviços de segurança da informação. Ter todo este planejamento garante que sua empresa vai cumprir os três princípios básicos de segurança da informação, que são:

 

  • Integridade;
  • Confiabilidade;

 

2º Se possível utilize soluções de Armazenamento em nuvem

Para que as empresas possam consultar em tempo real todas as informações, a computação em nuvem tem papel fundamental. Tais soluções já existem no mercado há algum tempo e cumprem diversas medidas de segurança, inclusive com relação às senhas e cadastro de usuários.

 

Por ser menos onerosa, mais rápida e possuir fácil adaptação, o armazenamento em nuvem é uma ótima opção para movimentar a armazenar uma grande quantidade de dados importantes.

 

3º Tenha um encarregado para cuidar da segurança da informação

De acordo com o artigo 41 da LGPD (Lei nº 13.709/201), é necessário que a empresa contrate um Data Protection Officer (DPO). Este profissional é quem vai cuidar de todos os processos relacionados à LGPD.

 

Veja abaixo, algumas atribuições que este profissional deve cumprir enquanto estiver prestando serviços para a empresa:

 

  • Aceitar e esclarecer reclamações de titulares;
  • Receber alguma possível comunicação de Autoridade Nacional(Presidência da República);
  • Fornecer orientações aos funcionários;
  • Executar quaisquer outras funções ligadas à LGPD.

 

A identidade deste profissional deverá ser divulgada publicamente, para que clientes, parceiros e fornecedores possam ter acesso. O meio mais indicado para a divulgação é através do site.

 

4º Peça autorização para a consulta de dados

O consentimento é a palavra-chave para o sucesso da LGPD e também para que sua empresa esteja em dia com o artigo 7 desta lei. Este inciso define que, todas as informações sem exceção, somente podem ser coletados, armazenados e utilizados sob autorização do usuário.

 

Cabe ao usuário decidir se os seus dados vão ser gerenciados por terceiros ou não, neste caso, o mesmo pode encaminhar a autorização por escrito ou por e-mail.

 

5º Faça uma validação das informações coletadas

Para saber se os dados coletados estão claros aos seus clientes e podem ser devidamente utilizados por sua empresa, uma boa dica é validar a autorização destes pelo próprio cliente. Através de um simples email, você por exemplo, consegue confirmar se de fato o usuário forneceu as suas informações e as confirma através de um clique em um link.

 

Ainda existem outras ferramentas que permitem a confirmação de dados por meio de SMS ou chamada telefônica, veja quais delas mais se encaixa ao seu negócio.

 

6º Tenha um Sistema dedicado para Proteger os Dados de sua Empresa

Uma vez seguidas, as dicas acima podem adaptar seu negócio as novas diretrizes exigidas pela nova LGPD, mas, isso não é o suficiente. Estas informações precisam estar bem guardadas e livres de ameaças como hackers ou colaboradores mal intencionados.

 

Para garantir a total proteção dos dados de sua empresa contra ataques internos e externos, desenvolvemos o Poderoso Makrolock!

 

Trata-se de um incrível Software desenvolvido para atender todas as regras e diretrizes da nova LGPD e blindar suas informações do perigo de qualquer ameaça, o software permite:

Controlar o acesso a Internet – Através do Makrolock, você pode em tempo real, monitorar todas as páginas acessadas pelos seus colaborador. Desde o controle de vídeos, redes sociais e aplicativos online, o Sistema além de bloquear, ainda aponta possíveis ameaças em navegadores e links maliciosos. Sua navegação vai estar sempre protegida!

 

Controle contra Downloads perigosos – 60% de todos os ataques a dados, são feitos por meio de downloads de programas e arquivos maliciosos. O Makrolock além de monitorar sua rede de conexão com a internet, também bloqueia o download indevido de possíveis arquivos, programas e aplicativos que podem colocar em risco suas informações.

 

Controle total sobre entradas e dispositivos USBs – No ambiente de trabalho é comum o uso de pen drives, HDs, Cartões SD, Celulares e outros dispositivos USBs que podem trazer consigo malwares e vírus escondidos que roubam suas informações. Com o uso do Makrolock, Você não precisa mais se preocupar com isso, ele bloqueia imediatamente qualquer dispositivo ou entrada USB que possa estar em risco.

 

Cria uma rotina de monitoramento de TI – Através do Makrolock, você pode elaborar rotinas de monitoramento de forma automatizada. Fornecemos um completo sistema de monitoramento que funciona em escala 24 X 7 X 365. Com esta moderna plataforma analítica de inteligência operacional, você consulta relatórios e logs em tempo real de qualquer lugar.

 

 

Baixe agora a Melhor Ferramenta para Proteção de Dados de sua Empresa!

 

Nosso sistema Makrolock possui todos os recursos necessários para atender às demandas de proteger dados LGPD, no software você encontra vários módulos que ajudam no gerenciamento e proteção de dados de seu negócio.

 

Portanto, se você está buscando ter maior controle dos dados de sua empresa, Baixe agora o Makrolock e tenha 30 dias de testes grátis para conhecer todas as suas funcionalidades.

 

Não basta apenas está de acordo com a nova LGPD, é preciso garantir a integridade de suas informações e de seus clientes, experimente já o Makrolock!