Os ataques cibernéticos podem ser prejudiciais para a sua empresa, o roubo de dados corporativos fazem parte do dia a dia de empresas de todos os tamanhos, por isso, mostraremos como proteger a sua empresa e evitar prejuízos financeiros, confira abaixo!

 

 

O que são ataques cibernéticos?

 

Trata-se de uma tentativa de desabilitar o seu desktop, onde ocorre roubo de dados, ou ainda, é possível utilizar sistemas de computador violado, com o intuito de cometer ataques adicionais, criminosos virtuais podem usar vários métodos para roubar seus dados, por exemplo:

 

  • malware;
  • phishing;
  • ransomware;
  • ataque man-in-the-middle.

 

Os ataques cibernéticos podem ser de vários tipos, neste caso, podemos citar: Hardware roubado, como laptops ou dispositivos móveis, violação de seu acesso, conseguir descobrir sua senha, infiltrar em seu sistema, etc.

 

 

Quais são os perigos mais comuns?

 

Os ataques cibernéticos podem representar uma séria ameaça para qualquer empresa, grande ou pequena. Por sua natureza, ataques cibernéticos são frequentemente difíceis de detectar e podem causar estragos nos sistemas de computadores de uma empresa, danificando dados e perturbando as operações.

 

Em alguns casos, os ataques cibernéticos podem até mesmo levar a perdas financeiras. Como cada vez mais empresas dependem de computadores e da internet para operar, o risco de ataques cibernéticos tem aumentado significativamente.

 

Felizmente, há passos que as empresas podem tomar para se protegerem de ataques cibernéticos, tais como treinar funcionários nas melhores práticas de segurança cibernética e investir em sistemas de segurança robustos. No entanto, mesmo as empresas mais bem preparadas não estão imunes a ataques cibernéticos, e a melhor defesa é sempre a vigilância.

 

As tentativas de ataques poderão danificar, roubar ou destruir dados, que afetam de maneira negativa os servidores, sites, ou podem ainda, interromper infra-estruturas inteiras se a sua empresa tem sistemas vulneráveis, então é provável que ela sofra ataques como Ransomware e demais Malwares.

 

 

Os Malwares

 

Malware é um tipo de software que é projetado para danificar ou desativar computadores e sistemas de computador. Malware inclui vírus, worms, cavalos de tróia, spyware e adware.

 

O malware pode ser disseminado através de anexos de e-mail, drives USB e sites maliciosos. O malware também pode ser instalado em um computador sem o conhecimento ou o consentimento do usuário.

 

 

 

O malware pode causar a falha de um computador, apagar arquivos ou roubar informações confidenciais. O malware pode ser difícil de remover de um computador, e muitas vezes pode reinfectar um computador mesmo depois de ter sido removido.

 

O malware é uma séria ameaça tanto para usuários individuais quanto para empresas, e é importante tomar medidas para proteger seu computador contra malwares.

 

 

Quais as formas de proteger seus dados na rede?

 

Além de trabalhar com políticas de senhas e manter seu computador protegido com um bom antivírus e com o sistema atualizado, há outras formas de garantir maior segurança dos seus dados, abaixo separamos algumas dessas formas, conheça:

 

1º Consulte sobre a confiabilidade das empresas

Se você necessita colocar qualquer dado seu na internet, como e-mail ou senha, procure saber se o site disponibiliza o cadeado de certificado digital, verifique sobre a credibilidade da empresa, muito cuidado com sites que oferecem sorteios, promoções que estejam muito abaixo do valor de mercado.

 

O phishing é a forma mais fácil de seu desktop ser atacado, suas informações podem ser roubadas através de mensagens falsas, se houver dúvidas, não clique em links ou arquivos para downloads que estejam dentro dessas mensagens.

 

2º Cuide de suas redes sociais

É importante utilizar com cautela as redes sociais como o Instagram, Facebook e WhatsApp, por isso, não coloque informações muito detalhadas sobre suas atividades diárias, por exemplo, endereço de residência, nome da escola dos filhos, endereço de local de trabalho, nome do condomínio onde reside, etc.

 

3º Conheça os dados que serão compartilhados

Existem apps que permitem visualizar quais são as informações a serem compartilhadas, este é um exemplo válido principalmente para as empresas, é importante ressaltar que, nem todas as plataformas coletam dados de clientes, é necessário que você consulte a política da empresa.

 

Para não prejudicar a credibilidade de sua empresa e não sofrer penalizações da LGPD, é importante superar desafios, investindo constantemente em segurança da informação e em programas de monitoramento, como o Makrolock.

 

 

Como o Makrolock pode proteger sua empresa?

 

Nós da Makrosys desenvolvemos um programa de monitoramento com o objetivo de melhorar a segurança cibernética das empresas, impedindo assim que haja ataques cibernéticos.

 

Makrolock é a melhor arma para proteger os dados da sua empresa. Nosso sistema é simples e intuitivo, e ainda permite o controle de internet, bloqueio de dispositivos removíveis, espião, monitoramento de telas, e muito mais.

 

Portanto, experimente o Makrolock totalmente grátis e proteja definitivamente os dados de seu negócio!