Existe software para notas fiscais, cada aplicativo on line ou instalado no computador permite baixar, arquivar e administrar dados referentes às emissões e recebimentos de notas fiscais.

 

Sabemos que a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é um documento eletrônico instituído em 2006 que visa substituir as notas fiscais impressas e antigas.

 

 

Software para notas fiscais

 

A aplicação de notas fiscais eletrônicas facilitou o trabalho de fiscalização por parte da Receita Federal, acelerou os processo de compra, venda e distribuição, mas gerou uma nova demanda por parte das empresas na organização de notas e dados relacionados.

 

Facilitou os processos fiscais das empresas brasileiras em relação à fiscalização, porém as empresas devem guardar as notas fiscais pelo prazo de cinco anos contado a data de emissão.

 

Por outro lado, dependendo do ritmo das transações comerciais e da quantidade de notas emitidas, as empresas necessidade utilizar softwares para notas fiscais e arquivos XML.

 

 

No mercado

 

A aquisição do certificado para utilização do Sefaz para a geração da nota fiscal, ela é emitida digitalmente com validade em todo o país, porém nem sempre o sistema Sefaz organiza o acesso de todas as notas, mesmo permitindo o acesso de cada nota emitida.

 

A empresa deve utilizar software para organizar as notas de maneira otimizada e acessível para diferentes departamentos da empresa. A nota fiscal é responsável por validar todas as operações comerciais da empresa, comprovando que a venda foi realizada.

 

 

Importância da nota fiscal

 

A empresa precisa ter a consciência que a nota fiscal é um documento de validade nacional a partir de sua emissão, a mesma deve ser guardada de forma que permita seu acesso de forma rápida, sem depender somente do trabalho manual.

 

 

Validador Sefaz

 

É importante validar uma nota fiscal, essa atividade é muito simples quando se utiliza uma ferramenta para esse ato em específico. O software para nota fiscal, pode ajudar na confirmação da validação e para salvar seus arquivos.

 

Sabemos que a validação envolve um arquivo XML de arquivos fiscais como nota fiscal eletrônica (NFe), Conhecimento de Transporte (CTe) entre outros dados.

 

Dessa forma o validador faz a verificação do XML e a assinatura do documento emitido. Em carro de erro de validação o sistema mostra  a descrição do erro encontrado no documento.

 

 

Utilização de software

 

É possível usar os validadores de maneira simples e prática acessando os links de validador de nota fiscal eletrônica, de conhecimento de transporte e de MDFe. Posteriormente é permitido abrir o arquivo XML de cada documento em determinado editor de texto como o Notepad ou Word.

 

Depois, copie o conteúdo XML a ser validado e cole no campo do validador.

 

 

Conclusão

 

É importante utilizar softwares seguros para notas fiscais que geram arquivos XML. Além do Sefaz o empreendedor pode utilizar programa gratuitos e pagos para organizar as informações e funções de cada tipo de arquivo.

 

As empresas devem manter as informações fiscais em dia para evitar problemas fiscais, comerciais e jurídicos com a fiscalização.