As informações são o maior ativo que uma empresa pode ter, por isso, apresentaremos porque a proteção de dados é importante e como a empresa deve fazer para melhorar a segurança da informação no ambiente de trabalho, minimizando com isso, o extravio de informações.

 

 

Por que o extravio de informações é perigoso?

 

A perda de informação é fatal para as empresas, em casos mais graves poderá levar ao processo de falência, na atualidade, os ataques cibernéticos são a maior preocupação para o setor de tecnologia de empresas de todos os segmentos.

 

Quando os dados são violados em larga escala, as empresas enfrentam problemas como: éticos, morais e financeiros, há também uma quebra de confiança por parte de clientes, parceiros comerciais e demais acionistas.

 

O caminho para recuperar a credibilidade é longo, porém não é impossível, a empresa no entanto, deve investir em um bom sistema que permite o controle total de informações, além disso, deve ser estabelecida uma política de conscientização dos funcionários, assim, é possível evitar danos morais e financeiros para as empresas.

 

 

Por que a proteção de dados é importante?

 

A importância da proteção de dados é um dos fundamentos da LGPD, a empresa que descumprir estará sujeita a pagar uma multa milionária, através da proteção de dados é resguardado o bem mais importante de qualquer empresa, suas informações.

 

Com muitos trabalhadores em home office, houve um aumento da preocupação com o extravio de informações, neste caso, alguns pontos merecem destaque, confira quais são eles:

 

  • O setor de TI deve proteger os dados das empresas e colaboradores;
  • É necessário contar com um VPN;
  • Caso seja necessário, o setor de TI deve acessar o computador dos colaboradores;
  • A empresa deve se adaptar ao LGPD;
  • Conte com o apoio de um sistema de monitoramento.

 

Com esta nova realidade, as atividades do teletrabalho devem atender exigências da LGPD, assim, sua empresa ficará livre de multas e processos.

 

 

LGPD versus proteção de dados

 

Até que tudo esteja alinhado, as empresas devem se preocupar com estes dois pontos, há alguns desafios que deverão ser cumpridos, para ajudar a conscientizar as empresas sobre a importância da LGPD, veja quais desafios são esses:

 

1º Falta de confiança por parte dos brasileiros

Muitos usuários da internet ainda não confiam 100% nesta lei, cerca de 76% dos brasileiros estão constantemente se preocupando com o extravio de dados na internet, as empresas devem ficar atentas ao uso de tecnologias que ajudam a verificar a identidade, como a biometria, por exemplo.

 

As empresas devem mostrar para a população e para os seus colaboradores, que a LGPD veio justamente para proteger suas informações, pois somente 9% dos usuários de internet, estão confiantes com o Marco Zero da Internet.

 

2º Consentimento e transparência

É necessário ter cuidado na hora de informar sobre a autorização de compartilhamento de dados, deixe o cliente ciente de que os dados serão colhidos, informe também sobre como estes dados serão utilizados.

 

3º Falta de perspectiva, por não contar com entidade reguladora

A LGPD ainda está em fase de construção e consolidação, já que entrou em vigor apenas no ano passado, não há um órgão fiscalizador para checar se as empresas estão cumprindo esta lei ou não, por enquanto, somente o Ministério Público no Brasil é o responsável por fazer este tipo de checagem.

 

4º Comprovação do processo

É importante ter atenção e registrar todas as etapas do processo, conforme determina a LGPD, por exemplo, se houve vazamento, informe o que será feito para contê-lo, demais incidentes de segurança também devem ser informados.

 

 

Benefícios da proteção de dados para empresas

 

Certamente, você já pesquisou sobre porque a proteção de dados é importante, então, você sabe que esta prática somente traz benefícios para as empresas, pesquisamos sobre alguns desses benefícios e listamos a seguir:

 

Otimiza a segurança

Com a ajuda da LGPD há um aumento da conscientização dos funcionários, mantendo com isso, a confidencialidade, integridade e disponibilidade.

 

Melhora a credibilidade

Se a empresa se preocupa com as informações, isso ajuda a garantir uma boa credibilidade no mercado, trazendo novas oportunidades e também novos clientes para a organização.

 

Aumenta a competitividade

A adequação otimiza os processos, estas medidas trazem melhorias no planejamento estratégico o que proporciona o crescimento das empresas.

 

 

Makrosys – Por que a proteção de dados é importante?

 

Portanto, agora que você descobriu porque a proteção de dados é importante, saiba que é necessário aumentar o investimento em segurança da informação em sua empresa, baixe já o Makrolock e melhore o controle de informações na empresa.