A dúvida sempre aparece entre os empreendedores: “Consultar Notas Emitidas para Meu CNPJ é possível”? Sim, esse método é aceito e pode exigir determinadas etapas.

 

Tradicionalmente, o caminho mais conhecido para consultar Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é feito através do portal da Secretaria da Fazenda do Estado ou do município no qual está instalada a empresa ou o empreendedor.

 

Geralmente, o empreendedor ou empresa pode utilizar aplicativo gratuito disponibilizado pelo governo ou usar softwares mais avançados para emitir, organizar e consultar as notas fiscais de modo rápido e seguro.

O principal objetivo no assunto deste artigo é verificar a relação de NF-e já emitidas no CNPJ cadastrado.

 

 

Consultar Notas Emitidas para meu CNPJ

 

A empresa, seja de grande porte, médio, micro ou pequena deve emitir nota fiscal a cada atividade de venda, entrega e disposição de serviços e produtos no mercado junto ao seu cliente.

 

Por lei, as notas devem ser armazenadas pelo prazo médio de cinco anos para serem analisadas em caso de avaliações administrativas, fiscalização e comprovação em processos judiciais.

A consulta poderá ser útil nesses casos, além das atividades de administração e gestão da própria empresa.

 

 

O uso de aplicativos

 

Existem aplicativos gratuitos oferecidos pelos governos e os pagos que oferecem mais otimização e segurança na gestão das notas fiscais.

No caso de aplicativos gratuitos, esses estão disponíveis para os contribuintes da Secretaria da Fazenda, permitindo verificar o fluxo comercial e todas as operações comerciais que envolvem a pessoa jurídica (CNPJ).

 

Em determinados casos, os aplicativos gratuitos não abrangem todos os serviços que um aplicativo pago oferece, ainda existindo o risco do aplicativo gratuito do governo ser descontinuado ou resumido demais para a gestão e consulta das notas.

 

 

O Makrosys

 

Makrosys é o mais completo software para consultar notas emitidas no seu CNPJ, ele pode ser assinado através de valores acessíveis conforme o plano de utilização. O programa permite o acesso a meios seguros, práticos, estáveis e mais confiáveis para acessar e armazenar suas notas fiscais.

 

O Makrosys oferece automação para cada nota fiscal emitida e arquivada, o que elimina o trabalho manual de arquivamento e de consulta.

 

Imagine uma empresa ou empreendedor que emite mais de 1.000 notas fiscais por ano e tem a necessidade de procurar uma nota em específico usando o software gratuito ou o gerenciador de arquivos do Windows?

Com o uso de aplicativos do Makrosys é possível automatizar todos os processos.

 

 

Benefícios do Makrosys para sua empresa

 

Dentre os principais benefícios de usar o Makrosys e automatizado está a economia de tempos, maior segurança, seleção automática de dados e consulta rápida sempre que for necessário.

Sendo assim, é indicado que a empresa e o empreendedor adotem um programa para realizar a emissão, arquivamento e consulta de NF-e relativa ao CNPJ.

 

Nos dias atuais, o uso de ferramentas automatizadas é fundamental para o ganho de tempo nas atividades fiscais e tributárias de sua empresa. O Makrosys não exige instalação, todo o processo é digital e on-line e não exige gastos com manutenção.

 

 

Sistema Sefaz

 

Quando o município oferece o sistema Sefaz, o empreendedor ainda pode usar o Sistema Sefaz para consultar suas notas através do número do CNPJ, porém esse é um dos caminhos mais longos.

 

Geralmente, o sistema Sefaz oferece área para consulta manual de NFes, através do download do Aplicativo da Manifestação do Destinatário ou similar. Neste caso, o usuário precisará fazer o download do aplicativo de manifestação, atualizar o Java e realizar o cadastro no programa.

 

Nesse tipo de caminho, o empreendedor precisará determinar o destinatário via cadastro para a realização da consulta, um processo lento e não muito seguro, que pode expor suas informações e dados importantes.

 

Geralmente, consultar Notas Emitidas para CNPJ, consome tempo e dinheiro da empresa e da equipe de trabalho podendo agravar a situação de empresas que emitem muitas notas por mês e por ano. O Makrosys automatiza todo o processo.

 

 

Conclusão

 

A consulta é fundamental em diferentes situações e pode exigir o uso de aplicativos automatizados para gerar mais rapidez, economia de tempo e segurança.

 

Atualmente, a saúde financeira e fiscal de uma empresa depende muito de sua organização jurídica e administrativa. Ter uma ferramenta como o Makrosys a disposição de sua empresa, é fundamental para agilizar os processos e evitar erros de tributos e prejuízos.

 

Portanto, teste o Makrosys agora mesmo e garanta mais segurança nos seus processos e nas consultas de notas fiscais de sua empresa.