Com o crescente avanço da tecnologia, cada vez mais dependemos dela para o armazenamento e controle das informações. Com isso, cresce também a necessidade da proteção desses dados.

 

E grande parte das ameaças vem de dentro das empresas. Segundo uma pesquisa recente, somente em 2015 60% dos ataques que geraram perda de dados veio de funcionários, sendo ameaças intencionais ou involuntárias.

 

Essas ameaças involuntárias ocorrem principalmente devido ao uso de dispositivos USB infectados com malwares e outras ameaças, pois devido a praticidade desses dispositivos e sua capacidade de armazenamento cada vez maior, é comum o uso.

 

Porém com tantos periféricos que utilizam as portas USB, e muitas vezes a necessidade da utilização de dispositivos de armazenamento, é inviável simplesmente bloquear essas portas. Pensando nisso, a Makrosys desenvolveu o Makrolock, que permite um controle avançado sobre as portas USB.

 

Há mais de 7 anos no mercado, o Makrolock está em mais de 40 mil computadores no Brasil e Angola, com clientes dos mais diversos ramos, que vão de postos de gasolina às Forças Armadas, oferecendo controle e proteções efetivas para seus clientes. Por que controle?

 

 Funcionalidades do MakroLock

 

» Módulo de Bloqueio de Dispositivos.

 

O Makrolock possui um módulo de controle de dispositivos avançado, que além de ter diversas opções de bloqueio de USB, controla unidades de disquete, drives de CD/DVD, Bluetooth, bloqueio de modem 3G, bloqueio de transferência de arquivos para outros computadores na rede e outras funções.

 

No caso de pen drives, existem diversas opções de bloqueio, permitindo bloquear o acesso para qualquer dispositivo, liberar somente para leitura, liberar apenas para dispositivos cadastrados como seguros, liberar por tipo de arquivo, podendo todos os bloqueios serem feitos por grupos de computadores ou individualmente por computadores e usuários.

 

Parte do controle oferecido por esse módulo, é a capacidade de registrar operações de arquivos realizadas com o pen drive, indicando data, hora, computador, usuário e qual arquivo foi movimentado, indicando o caminho de onde para onde foi movimentado. As movimentações podem ser consultadas em uma aba com diversos filtros para consulta, facilitando a busca.

 

Todas essas operações podem ser configuradas para enviar para um email desejado, dando maior controle dos eventos. Um ponto importante sobre o Makrolock, é que os bloqueios e registro de eventos não dependem de conexão com o servidor. Caso perca a conexão, o Makrolock mantém a última configuração e registra tudo para ser enviado na próxima conexão com o servidor.

 

Temos um post que que comenta sobre esse assunto. Clique aqui…

 

Além dos recursos de bloqueio e controle com operações de arquivos, o Makrolock possui monitoramento de telas, monitoramento, controle de navegação na internet com bloqueio de sites, inventário de hardware, inventário de hardware e criptografia de pen drives.

 

» Módulo de Monitoramento de Telas

 

Um recurso que merece destaque no Makrolock é seu módulo de monitoramento de telas. O módulo permite que o administrador do sistema visualize a tela dos usuários sem que eles percebam. O administrador pode incluir diversas telas pra visualização, formando um mosaico. Caso queira ampliar alguma das telas, com dois cliques ele abre uma janela redimensionável e sem perda de qualidade.

 

Caso o usuário esteja realizando alguma atividade suspeita, é possível iniciar a gravação da tela. A gravação é feita em formato .avi compactado, o que faz com que consuma o mínimo de espaço possível em cada vídeo. É um recurso que permite o acompanhamento do colaborador e pode ser definitivo para confirmar vazamento de dados.

Temos um post que aborda um pouco mais sobre esse assunto. Saiba Mais… 

 

» Módulo de Controle de Navegação na Internet

Outro recurso que merece destaque no Makrolock é seu controle de navegação. O recurso permite monitorar os sites acessados pelos usuários com informações de data e hora do acesso, também com filtros por período, texto e possibilidade de exportar o que foi filtrado para exportação.

 

O que torna esse recurso um destaque é a possibilidade de bloquear com facilidade os sites desejados (ou indesejados). Com suas opções de whitelist e blacklist, o recurso se torna uma grande ferramenta de controle de acesso devido a sua facilidade de utilização, diferenciando-se da grande maioria das ferramentas de bloqueio. Whitelist bloqueia todos os sites, libera apenas os listados. Blacklist libera todos, bloqueia apenas os listados.

 

Os bloqueios também podem ser padrões ou feitos individualmente por computadores ou usuários, permitindo a liberação apenas para usuários com privilégios especiais.

 

Também presentes na ferramenta, estão os recursos de inventário de hardware e inventário de software. Através de um sistema de comparação, é possível configurar para que o Makrolock envie por email quando ocorrem alterações nas configurações das máquinas. Se retirar uma placa de memória, o Makrolock enviará um aviso. Se instalar ou desinstalar algum programa, o Makrolock também informará por email, se assim desejar.

 

» Criptografia de Pen Drives

Em matéria de proteção de dados confidenciais, esse recurso é o maior destaque. Com o recurso MakroDisk, do Makrolock, é possível criar imagens cifradas em pen drives que, devido a um sistema de Identificação Única, podem ser abertas somente em computadores com Makrolock instalados dentro da rede da empresa ou por sistema de senha e contra-senha liberado apenas pelo administrador do Makrolock da empresa.

 

O MakroDisk utiliza um algorítmo criptográfico chamado Blowfish, um algoritmo de chave simétrica desenvolvido por Bruce Schneier. Consiste de um cifrador em blocos de 64 bits com chaves de tamanho variável (até 448 bits), garantindo que terceiros não consigam visualizar de forma alguma as informações contidas no dispositivo.

 

Temos um post que pode ser interessante. Clique aqui para ver  o post sobre Bloqueios de USB. 

 

Em seus anos de constante desenvolvimento, o Makrolock evoluiu sempre com base na experiência de seus colaboradores e necessidade de seus usuários, tornando-se a ferramenta que é hoje. Sua equipe de suporte tem um grande papel na satisfação de seus mais de 500 clientes, mantendo sempre o contato e garantindo que o Makrolock tenha um grande papel nos resultados das empresas.

 

Ainda não conhece o Makrolock? A Makrosys disponibiliza uma versão completa para testes sem compromisso, com total auxílio do suporte, caso precisar. Basta fazer download clicando no botão abaixo.