O Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento exigido em todas as operações de carga, este documento substitui o documento fiscal, por isso, mostraremos abaixo, um pequeno guia de como fazer a gestão e armazenamento de CTesdessa forma, estamos ajudando a resolver o gargalo do armazenamento que muitas empresas enfrentam.

 

 

O que é CTes?

 

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTE) é um documento utilizado por transporte de carga e que tem a função de substituir diversos documentos fiscais, a sua gestão dentro de um CRM ou ERP beneficia os seguintes envolvidos:

 

  • Emitentes do CTe;
  • Empresas compradoras;
  • Fisco;
  • Contadores e a sociedade.

 

Este documento em formato eletrônico, tem o objetivo de fornecer informações fiscais relacionadas à prestação de serviços de transporte de carga, ainda há muitas complicações a respeito do armazenamento e do gerenciamento desses documentos, veja algumas dicas que separamos para ajudá-lo(a) a resolver este transtorno!

 

 

Como fazer a gestão e armazenamento de CTes de forma correta?

 

Um bom sistema deve garantir tanto o armazenamento quanto a emissão de CTes, assim, você está prevenido caso haja alguma fiscalização, impedindo com isso, a suspensão de suas atividades, a tecnologia nesta situação é a sua grande aliada, o documento é emitido digitalmente, a consulta também é realizada de forma eletrônica.

 

O armazenamento de CTes deve proporcionar os seguintes benefícios abaixo:

 

  • Agilidade: é possível localizar qualquer documento com muita facilidade;
  • Segurança: seus documentos estão na nuvem, ou seja, você pode acessar e compartilhar de qualquer lugar que tenha internet;
  • Compliance fiscal: através desse sistema, sua transportadora estará em dia com as normas do Fisco.

 

O arquivo digital é a melhor forma de manter sincronizado todas as informações, os recursos online disponíveis ajudam a análise fiscal e contábil, o que garante economia de tempo e praticidade para os gestores de transportadoras.

 

 

Qual a importância de sua emissão?

 

Agora que você sabe como fazer a gestão e armazenamento de CTes, é necessário entender que este é um procedimento importante, pois permite que os veículos de carga sejam transitados entre os estados, esta é uma obrigação legal que todas as transportadoras devem ter, ajuda a diminuir as fraudes fiscais e também sonegações.

 

Este procedimento auxilia na redução de custos com processos contábeis, afinal, as suas informações estarão centralizadas em um único ambiente, basta ter o usuário e senha para poder acessar os documentos úteis.

 

Além das CTes, é fundamental que as cargas também estejam acompanhadas com as NFs para comprovar que não existe nenhuma inconsistência no cumprimento das obrigações com a Receita Federal.

 

 

Experimente agora mesmo o sistema!

 

Nós da Makrosys liberamos para teste por 30 dias, o Makro XML, se você necessita de ajuda para fazer o gerenciamento de documentos fiscais, não se preocupe, pois o nosso sistema tem todas as funções que a sua transportadora necessita. Temos um sistema completo, que atende empresas de todos os segmentos e suporta os formatos de documentos:

 

  • XMLs: *NFe *CTe *S@t-CFe *NFCe *NFSe;
  • Conta com certificado digital;
  • Disponibiliza integração com a Sefaz.

 

Portanto, experimente agora mesmo o sistema de gerenciamento de XML, para saber na prática como fazer a gestão e armazenamento de CTes, mantenha seus documentos seguros e evite multas!