Como Evitar o Vazamento de Informações da Empresa?


Como Evitar o Vazamento de Informações da Empresa?

01, Jul de 2020

O vazamento de informações deve ser evitado nas empresas e nas instituições públicas como forma de manter a segurança de dados e informações que são de grande relevância para a organização.

 

Atualmente, os dados digitais são alvo de invasores e criminosos que atuam no ambiente digital para roubar informações e desviar valores.

Dessa forma, as empresas precisam investir em melhorias na segurança de dados e de plataformas para investir em mais proteção contra situações de invasões.

 

Sabemos que o investimento em soluções de sistemas e distribuição de informação digital é importante, mas nem sempre é o suficiente. A empresa poderá sentir a necessidade de instalar programas específicos para tal finalidade com a presença de uma equipe de suporte.

 

Atualmente, o sucesso das aplicações de segurança digital dependem de um projeto cada vez mais abrangente e que faça parte da cultura organizacional da empresa.

 

 

O vazamento de informações

 

Nos dias atuais, as empresas precisam planejar mais em investimentos para soluções e sistemas de dados corporativos para evitar o vazamento de informações. Em muitos casos, é importante pensar na educação, no treinamento e na aquisição de programas com certificações de segurança.

 

 

Mais segurança

 

Atualmente, a segurança da informação e da cibersegurança exige o uso de estratégias de plano de proteção que possa interferir na cultura organizacional da empresa.

Essas ações exigem também ações que ressaltem a qualificação técnica dos conhecimentos que irão treinar e orientar toda a equipe de trabalho.

 

 

A tecnologia

 

É fundamental compreender que determinadas tecnologias podem ajudar ou não a empresa se tornar mais protegida e segura, dependendo da situação e do perfil dos dados envolvidos.

 

É importante que as equipes de trabalho compreendam que existem riscos envolvidos nesse tipo de planejamento, na média de mercado, cerca de dois terços dos vazamentos de informações registrados iniciam dentro das próprias empresas.

 

 

Como vaza?

 

Como boa parte das informações vazam internamente a partir das atitudes das próprias empresas, isso ocorre através de equipamentos carentes de configuração, sistemas pesados e complexos e falhas na configuração.

 

 

Como fazer?

 

Inicialmente, para superar essa situação de desvio ou vazamento de informações sigilosas, as equipes de TI e de estratégia de negócio precisam compreender a importância de cada tipo de dado.

 

Principalmente, quando envolvem dados de clientes e de mercado. Cada setor da empresa precisa compreender a importância de cada tipo de informação e as responsabilidades de cada setor da empresa.

 

 

Cinco dicas para a cibersegurança

 

A seguir apresentamos cinco dicas para orientar qualquer empresa e negócio a manter boas políticas e iniciativas de segurança sobre suas informações.

 

 

1 – Os ativos digitais

 

Cada empresa possui ativos digitais importantes, sendo essencial que a corporação conheça bem os níveis e tipos de operação no dia a dia.

 

Normalmente, cada empresa recebe, coleta e armazena informação diariamente, seja de clientes, de pedidos, de encomendas, de distribuição, entrega, processos internos e outros que envolvem todas as atividades.

 

Sabemos que toda empresa e atividade ao envolver o uso de dados gerar responsabilidades que exigem mais proteção e eficiência no uso das informações.

 

Antes de escolher a tecnologia e os processos, é preponderante que os investidores compreendam as características de seus perfis de negócio, de mercado e de cliente.

 

As informações também implicam dados sobre produtos, serviços e processos internos pertencentes a uma estrutura funcional na empresa.

É importantíssimo compreender cada tipo de informação a ser trabalhada e repassada.

 

 

2 – Desenvolvimento de uma nova cultura na organização

 

Para evitar o vazamento de informações, é importante também criar uma cultura organizacional atrelada a uma boa política de segurança que seja acessível aos funcionários e colaboradores da empresa.

 

É indicado realizar uma análise sobre a situação atual e desenvolver um projeto que possa orientar diferentes equipes sobre o acesso e uso dos dados.

 

A empresa pode e deve criar uma cultura integrada, permitindo inserir mais inovação para os métodos gerenciais de informações e aplicar mais proteção aos dados digitais de forma clara e acessível para todos.

 

 

3 – Engajamento

 

Além da escolha da tecnologia certa, da identificação dos ativos e da implementação de uma cultura diferenciada, é importante engajar todos da equipe.

 

É fundamental que cada colaborador faz parte das atividades de segurança de dados da empresa. Dessa forma, os investimentos em tecnologias e planos de segurança precisa da participação de todos.

 

Geralmente, boa parte das invasões e desvios virtuais ocorrem através de links maliciosos, enviados com iscas contaminadas para os e-mails de colaboradores.

Dessa forma, os colaboradores devem ter maior conhecimento sobre cada tipo de ameaça.

 

 

4 – Faça avaliações contínuas

 

É importante avaliar sempre os resultados de cada tipo de ação que vise aumentar a segurança e o nível de acesso pleno às informações de modo seguro na empresa.

 

 

5 – Invista em inovação

 

Inovação em métodos, processos e projetos é importante em diferentes setores de uma empresa. O mesmo se aplica ao setor de segurança de dados e de acesso dos mesmos.

 

 

Dica Makrosys

 

Nós da Makrosys sempre oferecemos no mercado bons programas e aplicativos que auxiliam na gestão e segurança de dados digitais e sistemas de empresas e instituições de diferentes setores.

 

Desenvolvemos aplicativos que ajudam no controle de dados e proteger contra o vazamento de informações da empresa, permitindo controlar a navegação de internet, realizar avaliação de dispositivos, de dados em rede e avaliação de monitoramento de telas, um deles é o "Makrolock", um poderosos software que vai proteger todas as informações importantes de sua empresa.

 

Através de suas soluções ela oferece sistemas de controle de dados e informações de sua empresa, gerindo a navegação de internet, avaliando dispositivos inseridos na rede, avaliando cópias para dispositivos e rede, realizando monitoramento de telas.

 

 

O que é segurança de dados?

 

A segurança de dados refere-se a um conjunto de ações que visam a proteção de dados e informações digitais.

 

Um dos principais objetivos é gerar mais proteção das informações e de outros valores que abrangem atitudes e organização interna de uma empresa e agências do estado.

 

 

Conclusão

 

Portanto, devemos investir melhor em tecnologias que de fato resguardem a segurança de uma empresa e orientam os colaboradores com melhores atitudes em prol da segurança de dados e de informações e para isso conte com todas as funcionalidades que só o Makrolock pode oferecer ao seu negócio!

Comente este post: Como Evitar o Vazamento de Informações da Empresa?

Conheça Nossos Softwares

MakroLock
Software MakroLock

Gerencie Internet, Aplicativos, Rede, USB, Monitoramento de Telas

Teste Grátis
MakroXML
Software MakroXML

Consulta, Download e Armazenamento de XMLs e DANFEs

Teste Grátis
MakroDesk
Software MakroDesk

Gerenciamento de Chamados HelpDesk e ServiceDesk

Teste Grátis
Olá, podemos ajudar?