Muitas vezes os fornecedores acabam demorando para enviar a nota fiscal, e isso pode gerar atrasos em sua gestão, já que é um documento importante para a contabilidade de sua empresa. Aprenda a Baixar Notas Fiscais e resolver esse problema.

 

Onde as NFes ficam?

As notas quando são geradas são armazenadas virtualmente pelo governo do estado, com isso é possível eles gerenciarem a quantidade de produtos que está sendo vendido.

A secretária da fazenda (SEFAZ) disponibiliza a nota para consulta na internet, possibilitando até o download da mesma para facilitar o acesso e garantir que a contabilidade da empresa tenha os registros de impostos do ano fiscal.

 

 

O que é necessário ter para Baixar Notas Fiscais?

A SEFAZ lançou um software gratuito, o Aplicativo de Manifestação do Destinatário. Esse aplicativo é capaz de acessar todas as notas emitidas contra o seu CNPJ e baixar as NFes para seu computador.

Esse software foi lançado por meio da NT 2014/002, onde será necessário fazer o download no site da SEFAZ, para executá-lo é necessário ter o Java instalado e o certificado digital da sua empresa deve estar ativo.

Quando executar o software você começa a configurar colocando o CNPJ de sua empresa, e, após isso, configurar o certificado digital, para que o programa possa se comunicar com o sistema do SEFAZ.

Após isso você pode buscar as notas fiscais no sistema e baixar para seu computador.

 

E existem limitações no software?

O aplicativo é ótimo para agilizar a obtenção das notas fiscais e não precisar ficar procurando e pedindo para os fornecedores quando for necessária, mas existem algumas limitações que se deve ficar atento.

  • As notas fiscais ficam armazenadas no sistema da secretária da fazenda por no máximo 90 dias.
  • A empresa pode não ter acesso à 100% das notas, pois o acesso pode ser limitado pelo governo.

 

E quais as vantagens?

Além de facilitar para Baixar Notas Fiscais, o sistema da SEFAZ ainda possui outras vantagens, como:

  • Identificar notas emitidas contra seu CNPJ.
  • Ajuda a evitar fraudes, pois verifica a veracidade da nota fiscal.
  • Pode ser utilizado para manifestar desconhecimento de uma nota fiscal.
  • Ajuda a proteger sua empresa de problemas fiscais.
  • Facilita o recebimento e armazenamento das notas fiscais da sua empresa.

 

 

Existe outra opção para realizar o download da NFe?

 

Para empresas que utilizam pouco o recurso das notas fiscais eletrônicas existe a opção do Portal da NFe.

No portal é possível visualizar e baixar cada nota fiscal, uma por uma, para isso é necessário ter em mãos a chave de acesso da nota, que são os 44 dígitos que identificam a nota.

Com a chave de acesso o portal disponibiliza 4 opções, a consulta completa da nota, o resumo, a consulta de inutilização e, por último, o download da NFe em formato XML.

Para realizar o download também é necessário o certificado digital, pois só assim é possível garantir a veracidade da operação, impedindo fraudes.

 

 

Aprenda mais sobre o gerenciamento das NFes

A emissão e gerenciamento de notas fiscais é essencial para as empresas brasileiras, acompanhe nossos conteúdos e conheça mais sobre as ferramentas para Baixar Nota Fiscal e para administrar esses documentos.