Baixar XMLs em Lotes pela Chave


Baixar XMLs em Lotes pela Chave

11, Set de 2019

Diariamente, baixar XMLs em lotes é uma exigência que deve ser realizada pela empresa. Refere-se a um conjunto de tarefas que visa acessar e resguardar as notas fiscais eletrônicas com todas as suas informações de maneira segura.

Atualmente, a atitude de realizar essa tarefa é bastante comum entre os analistas fiscais e contadores.

 

As notas fiscais podem ser emitidas e recebidas através de sistemas gratuitos como o Sefaz, mas o sistema concedido pelas prefeituras muitas vezes exige que o empreendedor utilize outros softwares e aplicativos para integrar ao Sefaz e agilizar as atividades de download e arquivamento.

 

Para baixar XMLs em lotes

 

 

Geralmente, o sistema Sefaz permite fazer o download dos arquivos das notas fiscais e direcionar os arquivos para o PC do contribuinte. Os arquivos podem ser guardados em pen drives ou no próprio PC do usuário, porém essa não é a melhor opção.

 

Indicamos a experiência de utilizar um sistema ou programa pago que consegue integrar o download e armazenamento proveniente do sistema Sefaz.

 

Dessa forma, quando o contribuinte e empreendedor escolher utilizar um sistema integrado particular e pago, ele consegue  interligar as informações do Sefaz, conseguindo consultar e baixar o XML e as notas.

 

Posteriormente, ao conseguir baixar os arquivos em lote, fica mais fácil elaborar relatórios que ajudam na gestão dos arquivos.

 

Depois de baixar o que fazer?

 

Considerando o que falamos acima, o tempo mínimo de armazenamento para este tipo de arquivo XML é de cinco anos. É importante que os arquivos sejam armazenados e indexados facilitando o acesso rápido em casos de consulta ou fiscalizações.

 

A perda dessas informações podem prejudicar a empresa perante às autoridades, sobretudo, acarretando multas e processos.

 

Porém, é fundamental que a empresa escolha a ferramenta certa para baixar XML’s em lote.

 

Tenha cuidado ao utilizar certos programas off-line para que o download não ocorra de forma quebrada gerando extravios de notas e arquivos.

 

A empresa sempre precisará de ferramenta segura e que possa proporcionar armazenamento de forma definitiva de arquivos XML.

 

Soluções da Makrosys

 

 

Nossa empresa, por exemplo, apresenta boas soluções para essa área. Disponibilizamos o melhor software para este tipo de serviço para baixar XML em lotes, o eficiente MakroXML.

 

Lembramos que baixar o arquivo em lotes requer gestão de dados e agilidade segura. O serviço pode ser ativado e utilizado diariamente com uso de uma plataforma segura.

 

Benefícios

 

Ao baixar e organizar os lotes desses arquivos, o contribuinte também mantém dados atualizados de notas acessíveis e coerentes em relação ao Portal Nacional da Secretaria da Fazenda.

 

Por outro lado, é preciso ter autorização para baixar os lotes, o que justifica o fato dos escritórios de contabilidade serem tão solicitados para exercerem essa função.

 

Além dos benefícios técnicos, o procedimento para baixar os lotes é  obrigatório para o contribuinte, sendo muito necessário utilizar uma ferramenta como o MakroXML.

 

A obrigação ajuda a empresa a se manter regularizada e segura em casos de fiscalização. E caso o destinatário da nota também seja contribuinte pessoa jurídica também terá que armazenar os mesmos dados da emissão.

 

E se a empresa não armazenar os lotes de XML?

 

Fazer o armazenamento é fundamental, pois o arquivo é altamente necessário, lembrando que os mesmos são baixados de forma diária pelas empresas responsáveis.

 

Para a empresa, os atos irresponsáveis podem acarretar multas muito altas e processos públicos caso os dados não sejam armazenados.

 

Independente se o destinatário é pessoa física ou jurídica, é importante que todas as notas fiscais eletrônicas sejam armazenadas com todos os arquivos vinculados.

 

O que é nota fiscal?

 

Ela consolida e comprova a transação comercial entre vendedor e comprador. Refere-se a  um documento que comprova a realização de transações de diversas naturezas de produtos e serviços.

 

O que é Nota Fiscal Eletrônica?

 

Nos últimos anos, a nota fiscal impressa foi abolida no Brasil, para gerar mais transparência e controle substituída pela nota fiscal eletrônica.

 

A NFe segue um formato eletrônico, existe somente no formato digital em seu processo de emissão, existe somente no digital podendo ser impressa para comprovações e controles internos.

 

Todo o processo de emissão e armazenamento é eletrônico. Visa facilitar o controle e a documentação para fins fiscais, também gerir a operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços.

 

Não confunda com DANFE

 

 

Geralmente, as pessoas confundem o DANFE com a nota fiscal eletrônica essencial. O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e NFe são a mesma coisa, mas o DANFE não substitui a NFe apenas acompanha o produto durante o frete, sendo uma representação física da NF-e.

 

Lembrando que o documento eletrônico deve validade jurídica, sendo necessário verificar a assinatura digital do remetente na nota, e com a autorização e recepção da NF-e pela respectiva fazenda estadual antes da saída da mercadoria do estabelecimento.

 

Conclusão

 

 Lembramos que baixar os arquivos XML’s em lotes é uma necessidade e um tipo de serviço que precisa ser feito diariamente pelo setor contábil da empresa. A empresa sempre terá que baixar arquivos XML diretamente do Portal Nacional da Secretaria da Fazenda, sendo mais seguro usar um programa integrado com o sistema Sefaz.

 

É importante que a empresa faça a emissão, armazenamento e análise das notas fiscais. A não emissão de notas e o ato de falsificar dados é crime e é um ato ilegal.

 

É importante guardar os documentos ,notas e lotes pelo prazo de cinco anos para questões de armazenamento e arquivamento.

 

No Brasil, segundo a lei, a pena para a sonegação pode variar de reclusão de dois a cinco anos, incluindo processos administrativos e multas.

 

A NFe refere-se a documento que comprova a realização de trocas comerciais de diversas naturezas abrangendo vendas e compras de produtos e serviços. Abrange a relação entre empresas e consumidores e empresas com outras empresas.

 

A NFe (Nota Fiscal Eletrônica) possui um formato eletrônico, é um documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, podendo ser impresso em casos específicos. O seu principal objetivo é documentar uma operação de circulação de mercadorias e serviços.

Comente este post: Baixar XMLs em Lotes pela Chave

Conheça Nossos Softwares

MakroLock
Software MakroLock

Gerencie Internet, Aplicativos, Rede, USB, Monitoramento de Telas

Teste Grátis
MakroXML
Software MakroXML

Consulta, Download e Armazenamento de XMLs e DANFEs

Teste Grátis
MakroSUS
Software MakroSUS

Gestão de Agentes Comunitários de Saúde de Prefeituras

Cote Agora
MakroDesk
Software MakroDesk

Gerenciamento de Chamados HelpDesk e ServiceDesk

Teste Grátis